O projeto desenvolvido na EFAN e em mais outras unidades familiares, apresenta-se como uma alternativa sustentável frente aos modelos de produção convencionais, os quais causam impactos ambientais negativos significativos.
O cultivo do algodão orgânico, caracteriza e resgata a cultura local, possibilitando a permanência dos jovens no campo e de forma simultânea efetiva o desenvolvimento rural, para além a iniciativa fortalece o vínculo estabelecido entre as famílias e a AEFAN, contemplando os princípios e valores cultivados durante toda a formação dos jovens no curso Técnico em Agropecuária.
A efetivação do projeto passa por implantar unidades produtivas do cultivo do algodão orgânico, como uma alternativa sustentável e economicamente viável de produção, preservando a tradição da arte de fiar e favorecendo a paridade de gênero.
Como resultados esperados, o projeto anseia pela valorização e resgate da tradição local de fiar, jovens e adultos motivados a permanecerem e desenvolverem o meio rural e jovens que conheçam e compreendam a ciência agroecológica e sistema de produção orgânica do algodão.
#desenvolvimento_rural #educacao #campo #EFAN #efan