
FACULDADE EFAN
A origem da Faculdade EFAN se entrelaça com a história da luta pela terra e pela educação. Situada em um projeto de assentamento PA Saco do Rio Preto-Natalândia MG, é a primeira Faculdade da região noroeste localizada dentro de um Assentamento de reforma Agrária. Criada em 15 de abril de 2003 com o nome de Faculdade EFAN- uma instituição privada que usufrui de autonomia institucional, ofertando os cursos de Direito, Administração e Agronomia.
Inicialmente, sua fundação decorreu da demanda de famílias de estudantes que cursavam o curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio na escola Família Agrícola de Natalândia, em meados de 2013. Posteriormente, aliou-se demandas mais longínquas de outros municípios da região noroeste, do norte de Minas, Goiás e Distrito Federal. Sua constituição buscou atender as demandas acadêmicas, sustentada pelo ensejo de oferta de uma educação capaz de suprir as expectativas educacionais face a educação de nível superior, ao mesmo tempo que seja inclusiva e democrática.
nosso time
ALEX PIRES ANDRADE
Diretor Geral
Alex Pires Andrade:
Doutorando em Direito Constitucional pelo CEUB, bolsista da FAP-DF, mestre em Administração Pública pelo IDP, coordenador pedagógico e administrativo da EFAN, atuou como secretário de Governo em Natalândia, assessor jurídico em Santa Fé de Minas e Natalândia. Graduado em Direito, Administração e Matemática.
DELEON GERALDO PEREIRA DE CARVALHO
Diretor Acadêmico
Deleon Geraldo Pereira de Carvalho:
Mestre em Sociedade, Meio ambiente e Território pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) associada à Univerdsidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES; especialista em Fertilidade, manejo de solos e nutrição de plantas (2022) pelo Unyleya-Brasil; e graduado em Agronomia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí (2019). Atualmente, é professor de Culturas Anuais (milho, soja e cana de açúcar) de Manejo Integrado de Pragas ( MIP); e de Fruticultura e Agroecologia da Escola Família Agrícola de Natalândia-MG; e responsável técnico do Laboratório de análise de solo dessa instituição Filho de agricultores familiares, com experiência na agricultura e no ensino/práticas agropecuárias
ADRIANO GONÇALVES ROCHA
Diretor Administrativo
Adriano Gonçalves Rocha:
– Graduação em História pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM).
– Graduado em Agronomia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí(FACTU).
– Técnico em Agropecuária pela Escola Família Agrícola de Natalândia (EFAN).
Atualmente atua como diretor na Escola Família Agrícola de Natalândia.
LUIZ ARAÚJO
Coordenador do Curso de Direito
Luiz Araujo Ferreira:
Bacharel em Filosofia e Teologia, Advogado com especialização em Direito Público com ênfase em Gestão, compreendo-me um profissional que prima pelo cultivo e manutenção de um bom relacionamento interpessoal; tenho 10 (dez) anos frente a gestão Pública Municipal e Estadual, como Prefeito Municipal e Diretor Regional de Saúde; 5 (cinco) anos e 8 (oito) meses na função de Mobilizador Social, em Agências de Desenvolvimento Regional, nos anos de 2013 a 2019, promovendo a mobilização de atores sociais e ribeirinhos visando articulação de redes de cooperação para revitalização de bacias hidrográficas e promoção de regularização sanitária de pequenos negócios vinculados ao MEI e agricultores familiares; considero-me dinâmico, dedicado e tenho o foco como meta prioritária em todo e qualquer trabalho empreendido.
Tenho facilidade para desenvolver atividades com grupos e equipes. Sinto-me preparado para novos aprendizados e novos desafios.
GEVAIR CAMPOS
Coordenador do Curso de Administração
Gevair Campos
Mestre em Agronegócios pelo PROPAGA – Programa de Pós Graduação em Agronegócios da Universidade de Brasília – UnB; É Especialista em Gestão do Agronegócio e Legislação Ambiental pela Universidade Cândido Mendes – UCAM; Graduado em Administração pelo Instituto de Ensino Superior Cenecista – INESC; Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM; Técnico em Agropecuária pela Escola Estadual Juvêncio Martins Ferreira (Escola Agrícola de Unaí). Profissionalmente é Fiscal Assistente Agropecuário do Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA. Tem se experiência com bovinocultura de leite e de corte, culturas anuais e perenes, e suinocultura, além de legislação e ações relacionadas a Defesa Sanitária Animal e Vegetal. Multiplicador no IMA do Programa SIGES – Sistema de Gestão de Estabelecimentos, a atuação na difusão do Sistema Informatizado do Produtor Rural e do SIDAGRO – Sistema de Defesa Agropecuária, na região noroeste de Minas Gerais. Tem prática com programa de análise estatística de dados SPSS. Exerce também a função de Docente na Faculdade CNEC Unaí, nos cursos de Administração, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção e Engenharia Civil. Também é avaliador de artigos do Congresso da SOBER (Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural) e da Revista de Administração da UEG.
ANDREIA CAMPOS CORDEIRO
Coordenadora do Núcleo de Extensão Pesquisa e Pós-Graduação
Andreia Aparecida Campos Cordeiro:
Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Linha de Educação do Campo, do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Educação e Docência – Promestre/Fae/UFMG – (2023); graduada em Licenciatura em Educação do Campo na área Ciências Sociais e Humanidades pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2019); Técnica em Agroindústria pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) (2015). É membro do Grupo de Estudos em Representações Sociais (GERES) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, da Associação do Projeto de Assentamento Herbert de Souza, e, atualmente, é professora na Escola Família Agrícola de Natalândia. Participa de movimentos de luta pela terra e pela Educação do Campo/Pedagogia da Alternância e possui interesse nas seguintes áreas: Educação do Campo, representações sociais e identidades campesinas.
JOÃO BEGNAMI
Coordenador do Núcleo de Tecnologia e Inovação Pedagógica
João Batista Begnami:
Professor com bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Segunda Licenciatura em Pedagoiga pelo Centro Universitário ETEP; graduação em Teologia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino de Belo Horizonte; especialização em Pedagogia da Alternância pela Universidade Federal do Espírito Santo/Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES); mestrado em Ciências da Educação – Formação e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Nova de Lisboa – Portugal e François Rabelais de Tours – França – revalidado pela UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Assessor Pedagógico da Associação Mineira das Escolas Família Agrícola (AMEFA). Coordenador Pedagógico e Professor convidado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – área: Ciências Agrárias (LECCA) – em parceria da AMEFA com o Instituto Federal Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Professor colaborador no Programa Escola da Terra – Núcleo de Educação e Pesquisa em Educação da Campo, faculdade de educação da UFMG; Participa da Rede Mineira da Educação do Campo. Pesquisador da Pedagogia da Alternância e Educação do Campo.
Breve histórico da AEFAN
A história da Faculdade EFAN, assim como da Escola Família Agrícola de Natalândia, está intimamente ligada à história de seu diretor, que atua como Coordenador Pedagógico e Administrativo da Escola Família Agrícola de Natalândia desde fevereiro de 2013. É também Professor na mesma instituição, lecionando disciplinas como Legislação e Gestão Ambiental, Administração e Economia Rural, e Autogestão na Agricultura Familiar desde fevereiro de 2014.
Em sua gênese, a IES tem como anseio principal a intervenção positiva na educação brasileira em todos os seus níveis e a certeza de que somente a partir dela será possível construir um mundo justo e igualitário. Ressalte-se que a reunião dos educadores que estão à frente da gestão da IES, junto com os professores que estão auxiliando no processo educacional, tem uma sólida perspectiva acerca de sua realidade e de suas metas educacionais, constituindo a partir do seu PDI e dos PPCs dos cursos a serem autorizados, um marco diferencial na gestão de IES.
Desse modo, a história da EFAN estará, doravante, ligada à história de sua mantenedora maior, bem como de todos os outros sujeitos/atores que direta ou indiretamente participaram da constituição do PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional da IES, visando, a priori, mudar positivamente o futuro de milhares de cidadãos, comprovando que só é possível alcançar o bem comum e o pleno desenvolvimento a partir da Educação da defesa do direito de todos a mesma.